Padre Cícero

Romaria de Finados do Padre Cícero Romão Batista, é considerada a terceira maior peregrinação religiosa do país.

Juazeiro do Norte é a terceira maior cidade do Ceará, fica no extremo sul do Estado do Ceará, na região do Cariri. Localizada nas imediações da Chapada do Araripe, escarpa onde brotam centenas de nascentes que abastecem a região. O Cariri é considerado um oásis no sertão, mesmo com meses sem chuvas as nascentes não secam e a vegetação verdejante é sempre avistada.

Fundada em 1827, o vilarejo saiu do anonimato em 1889 após o caso da hóstia entregue pelo Padre Cícero a freira Maria de Araújo, que misteriosamente transformou-se em sangue na sua boca, fenômeno repetido várias vezes durante os dois anos subsequentes. Apesar do fenômeno não ser reconhecido pela igreja, os devotos não tem dúvidas e o consideram como um santo milagroso. Padim Cícero era considerado um homem visionário, elevou o distrito de Juazeiro do Norte-CE a Vila em 1911, e, foi o primeiro prefeito da cidade. A população da cidade continua a crescer a cada romaria, muitos fiéis acabam voltando para viver na cidade em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho com turismo religioso.

A cidade de 260 mil habitantes chega a receber 2,5 milhões de pessoas por ano, sendo a grande maioria, devotos de todo o Nordeste brasileiro, advindos principalmente de Pernambuco e Sergipe. Muitos ainda chegam nos famosos paus-de-arara, considerados como o legítimo meio de transporte do romeiro, uma vez que o sofrimento causado pelas longas viagens neste tipo de meio de transporte fazem parte do cumprimento das promessas. Nos últimos anos, com a proibição deste meio de transporte e o aumento da fiscalizaçao nas estradas durante as romarias, o uso de pau-de-arara vêm diminuído muito.

O cumprimento das promessas e peregrinações do romeiros começam de madrugada, antes que o sol escaldante nasça. Esta época do ano é considerada a mais quente do ano, quando a temperatura máxima beira os 40ºC com umidade relativa entre 20 a 30%, o que torna ainda mais dificil o cumprimento das promessas, pagas em sua grande maioria por pessoas mais idosas. Os locais considerados sagrados pelos devotos ficam nas igrejas no centro da cidade e no Horto, monte próximo a cidade onde eram realizadas as missas e retiros pelo Padre Cicero, que hoje, abriga uma estátua do Padim, de 28 metros. Nas imediações da estátua fica o Santo Sepulcro, um dos locais mais relevantes da crendice popular na romaria, que só pode ser alcançado por trilha. Neste local católicos, indígenas e penitentes realizam suas preces e rituais de agradecimentos, purificação e mera devoção, aonde a fé e esperança por dias melhores pairam no ar.

Lucas Pontes, Novembro de 2014